FACULDADE DE ECONOMIA

Biblioteca da Faculdade de Economia Professor Laércio Caldeira de Andrada – BEC

Fundação da Faculdade

Fundada em 1942, a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Niterói (FCEAN) foi um empreendimento particular, de iniciativa do Colégio Plínio Leite, sendo este a entidade mantenedora da mesma.

Foram seus fundadores Plínio Ribeiro Baptista Leite (primeiro diretor e proprietário da entidade mantenedora), Laércio Caldeira de Andrada (vice-diretor), entre outros. Em 1949 um decreto governamental de nº 26.937 reconheceu o curso, já então com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas de Niterói (FCEN), já separada do Colégio Plínio Leite e do curso técnico em Administração (que ficou com o colégio).

Anos após a fundação da Faculdade os membros da congregação e funcionários compraram do professor Plínio Leite essa instituição de ensino, transferindo-o para as instalações do Liceu Nilo Peçanha.

Pela Lei nº 3.848 de 1960 foi agregada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (antiga denominação da UFF) e federalizada nos termos da Lei nº 3.958 de 1961, passando a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UFERJ).

Instalações

A Faculdade, após sua separação do Colégio Plínio Leite, passou a funcionar nas instalações do educandário público estadual Liceu Nilo Peçanha.

Em 1963 mudou para a rua Tiradentes n° 17, no bairro do Ingá, onde funcionou até junho de 2013.

A BEC

A biblioteca da Faculdade de Economia foi fundada em 1954 e recebeu, em 1957, o nome do fundador e ex-diretor da Faculdade, Professor Laércio Caldeira de Andrada.

Em setembro de 1969 com a criação do NDC – Núcleo de Documentação – a Biblioteca passou a integrar o Sistema de Bibliotecas da Universidade, que atualmente conta com 30 unidades. A SDC – Superintendência de Documentação também é responsável pelo Arquivo Central e os Laboratórios de Conservação e Restauração (LACORD), além do de Reprografia (LARE).

Desde a sua fundação a Biblioteca funcionou em espaços adaptados e modestos para um setor de tamanha importância. Com a construção do prédio de sala de aulas, em 1969, ela foi transferida da pequena sala no “Casarão” para o terceiro andar do prédio novo. Já na década de 70 os relatórios anuais apontavam para a necessidade de ampliação do espaço e melhoria das instalações. Em maio de 1991 ela passou a funcionar no andar térreo do prédio.

No ano de 2003, dentro do programa de melhorias nas instalações das Bibliotecas da Universidade, o NDC administrou com recursos CT-INFRA I/FINEP/MCT/UFF a reforma da Biblioteca, que ganhou um novo layout sendo anexada à área do auditório, o que possibilitou uma ampliação da área útil em 50%.

Em 2014 a Biblioteca ganhou um novo espaço, no Campus do Gragoatá, no térreo do prédio da Faculdade de Economia – Bloco F.

Em fins de 2018, houve a reordenação de algumas rotinas de funcionamento, resultando na ampliação de serviços oferecidos com o objetivo de atender melhor à nossa comunidade acadêmica.

Missão

Responder às necessidades de serviços e recursos informacionais, promover as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e áreas correlatas e disponibilizá-los à comunidade universitária e a toda sociedade, contribuindo para o avanço científico, tecnológico e para o desenvolvimento socioeconômico-cultural.

Bibliotecários-chefes:

1969 a 1976 – Maria Nilce de Mendonça Taveira

1977 a 1979 – Sílvia Cavalcante Pereira Nunes

1979 a 1983 – Regina Célia Pereira da Rosa

1983 a 1984 – Maria da Glória de A. Harisson

1985 a 1991 – Lucinéia Pinto de Matos

1992 a 1995 – Gilberto da Costa Magalhães

1996 a 1998 – Ana Maria de Hollanda Cavalcanti Sá Couto

1998 a 2007 – Sandra Lopes Coelho

2007 – 2018 – Miriam de Fátima Cruz

2018 – 2019 – Cláudia Maria Gomes Curi

2019 – 2021 – Sandra Lopes Coelho

2021 – Débora do Nascimento

REGULAMENTO

O Regulamento Geral rege as normas para o uso dos serviços e recursos da

Biblioteca.

Acesse:  Regulamento da Biblioteca 

EQUIPE ATUAL

Bibliotecárias

Cláudia Maria Gomes Curi – CRB7 4192

Laura Rocha Silveira Tavares da Silva – CRB7 7001

Assistente em administração

José Geraldo de Salles Lima

Estagiários

Felipe Vieira Queiroz Xavier e Tânalie Almeida de Lima – Curso de Biblioteconomia e Documentação/UFF (10/02 a 30/04/2021)

LOCALIZAÇÃO

  • Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n – Campus do Gragoatá – Bloco F – Gragoatá – Niterói – RJ CEP: 24.210 -201.
  • Funcionamento: De SEGUNDA a SEXTA-FEIRA, das 9h às 20h.

ATENÇÃO: A biblioteca encontra-se fechada, conforme Instrução de Serviço da PROGEPE n. 004/2020, atualmente prorrogada até 28/02/2021. Solicitações e orientações poderão ser feitas pelo e-mail (bec.sdc@id.uff.br)

FALE COM A BIBLIOTECA

O QUE VOCÊ ENCONTRA

  • Área para Estudo
  • Bases de Dados
  • Dissertações e Teses
  • DVDs
  • E-books
  • Livros
  • Obras de Referência
  • Publicações Periódicas

ACERVO

O acervo da Biblioteca é especializado em Economia e áreas correlatas. Atende basicamente aos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Economia. Atualmente são cerca de 18.488 títulos, 33.188 exemplares, entre folhetos, livros, periódicos nacionais e estrangeiros, publicações seriadas, teses e dissertações e e-books.

SERVIÇOS

  • Consulta ao Acervo

Por meio do Sistema Pergamum utilizando os terminais de pesquisa em nossos ambientes, por computador pessoal, tablet e smartphone.

Acesse: https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca/index.php

  • Bases de Dados

A UFF possui um conjunto de banco de dados e serviços que reúne uma coleção de conteúdo, com títulos nacionais e internacionais em texto completo, resumos de artigos, teses e dissertações, anais de congresso, além de outros conteúdos científicos, comerciais, informações acadêmicas e e-books

Acesse: http://www.bibliotecas.uff.br/content/68

  • Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, reúne e disponibiliza uma coleção com títulos nacionais e internacionais em texto completo e bases de dados referenciais, além de livros, enciclopédias, patentes, normas técnicas, estatísticas e audiovisual. A UFF possui acesso livre ao Portal de Periódicos CAPES.

Acesse:https://www-periodicos-capes-gov-br.ez24.periodicos.capes.gov.br/index.php?

  • Empréstimo Domiciliar

A Biblioteca presta o serviço de empréstimo domiciliar eletrônico somente para usuários internos: alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da UFF, inclusive aposentados.

  • Renovação

A renovação de uma obra só poderá ser efetivada se o referido título não estiver em atraso ou reservado para outro usuário.

Após a data prevista para devolução, o usuário estará suspenso, não podendo pegar livros emprestados em todo o sistema de bibliotecas da UFF ou interbibliotecário.

Observação: O livro poderá ser renovado remotamente por até três vezes através da base de dados, pela aba “Meu Pergamum” usando o mesmo login da Biblioteca (CPF e Senha).

Acesse pelo catálogoeletrônico:https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php

Atenção: o serviço será feito somente com a data de devolução em dia ou se o material não for reservado.

  • Reserva

Este serviço permite ao usuário reservar uma obra que está emprestada realizando o procedimento ou balcão da BEC, nos terminais de consulta de qualquer biblioteca da UFF ou por smartphone.

  • Pergamum Mobile

É um aplicativo desenvolvido para uso exclusivo em tablets e smartphones. Tem por objetivo facilitar a consulta ao acervo da biblioteca, realizar a reserva da obra, bem como a renovação de empréstimos.

Acesse: https://app.uff.br/prgamum/catalogo/mobile/index.php

  • Empréstimo entre Biblioteca

O Setor de Referência mantém um intercâmbio com Bibliotecas e Centros de documentação para empréstimo de publicações não existentes em seu acervo. Este serviço poderá ser utilizado por usuários internos que necessitarem de publicações de outras instituições, assim como por usuários externos, que deverão solicitar o empréstimo através da Biblioteca em que estejam cadastrados.

Observação: Para utilizar este serviço, a Biblioteca solicitante deverá estar cadastrada como usuária do sistema da UFF/SDC.

  • Pesquisa Bibliográfica

O serviço de Pesquisa Bibliográfica é oferecido para professor, pesquisador, mestrando e doutorando da UFF, que necessita de levantamento bibliográfico do acervo da biblioteca ou nos conteúdos das bases de dados.

Observação: É preciso enviar e-mail de solicitação para a biblioteca informando o idioma, o período de abrangência do levantamento bibliográfico, o título de sua pesquisa, o objetivo de sua pesquisa informando algumas referências sobre o assunto a ser pesquisado e algumas palavras-chave importantes.

Contato: bec.sdc@id.uff.br

  • Ficha Catalográfica (FICA-ON)

Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica Online (FICA-ON).
Observação: Para gerar a ficha catalográfica o usuário deverá acessar a URL, preencher o formulário com os dados do trabalho e realizar o download do arquivo, no formato PDF. 

Acesse: http://www.bibliotecas.uff.br/bec/ficha-catalografica

  • Visita Orientada

Serviço que tem como objetivo apresentar a biblioteca ao usuário, orientá-lo sobre o acervo, os recursos oferecidos e os serviços prestados. É necessário o agendamento prévio com a biblioteca.

Contato: bec.sdc@id.uff.br

  • Capacitação de Usuários

A BEC oferece aos alunos, professores e pesquisadores, capacitações que os orientam no uso da biblioteca e dos serviços ofertados, na busca e recuperação de conteúdos em base de dados, normas técnicas da ABNT, Sistema Pergamum, entre outros.

Observação: Para receber uma capacitação é necessário agendar com a bibliotecária, com antecedência, por e-mail ou telefone.

Contato: bec.sdc@id.uff.br

Destaques

MBA ECONOMIA EMPRESARIAL

mbaeconomia.uff.br

PET UFF ECONOMIA

peteconomiauff.com.br

PROGRAMA DE GESTÃO

Resultado.

 

 

Skip to content