FACULDADE DE ECONOMIA

Grupos de Pesquisa

  • Grupo de Pesquisa em Financeirização e DesenvolvimentoFINDE

O grupo de pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento (FINDE), sediado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, congrega pesquisadores e alunos de pós-graduação da UFF e de outras instituições, interessados em discutir questões acadêmicas relacionadas ao avanço do processo de financeirização e seus impactos sobre o desenvolvimento socioeconômico das economias modernas. 

Site: finde.uff.br

  • Grupo de Pesquisa e Extensão Internacionalização e Desenvolvimento – GID

O GID é um espaço de discussão multidisciplinar sobre o desenvolvimento no contexto da internacionalização dos países e territórios (diferentes escalas – do local ao nacional). O GID congrega professores e pesquisadores de diferentes formações, a saber: economia, relações internacionais, geografia, urbanismo, ciência política e ciências sociais. Desde a criação do grupo em 2002, vários projetos foram executados com fontes variadas de financiamento – nacionais e estrangeiras – com destaque para o CNPq, BID, prefeituras, governos estaduais, ministério das relações exteriores canadense, entre outros. As pesquisas do grupo contemplam temas do desenvolvimento (inclusive internacional) e do processo de internacionalização, a exemplo da integração regional (nas Américas), da política externa, das politicas macroeconômicas, da financeirização, do planejamento (local, regional, nacional, metropolitano e urbano), da inserção internacional de cadeias produtivas e regiões, entre outros.

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/294624

  • Capacitação e Instrumentalização da Governança Corporativa Para Organizações Brasileiras

O grupo de pesquisa parte da premissa de que as práticas de governança corporativa são essenciais para aumentar a eficiência e o desempenho de organizações de qualquer porte. Entretanto, empresários de pequenas e médias corporações brasileiras não dão a importância devida a tais práticas, seja por puro desconhecimento, dificuldades de implantação ou por ignorarem o seu potencial estratégico para o desempenho de suas organizações. Uma das hipóteses é que tal situação se agrava devido ao grande número de empresas brasileiras de constituição familiar, e que exibem dificuldades significativas no estabelecimento de protocolos de governança que relacionem as necessidades atuais dos negócios, com o desejo de perenidade e o interesse de transferir tais empreendimentos para as futuras gerações. Assim, os objetivos desse projeto de pesquisa e intervenção são: primeiro, criar indicadores gerenciais e comportamentais aplicados aos pequenos e médios negócios no país (familiares ou não); segundo, confrontá-los com as estruturas formais de governança corporativa, tal como estabelecido pela literatura e nos protocolos formais de adoção; terceiro, estabelecer parâmetros comparativos de desempenho destas organizações, objetivando indicar alternativas de adoção das práticas de governança corporativa visando a melhoria dos resultados econômicos e sociais destas companhias.

Site: Govcorp.org.br

Destaques

MBA ECONOMIA EMPRESARIAL

mbaeconomia.uff.br

PET UFF ECONOMIA

peteconomiauff.com.br

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES

EDITAL DE SELEÇÃO DE APOIO ÀS ATIVIDADES ANP ÁREA DE MICRO